16/09/09

50 - Leia a entrevista de Zenga ao jornal "Vitória"



"Quero voltar a ser campeão outra vez"

Em mais uma Grande Entrevista, damos voz ao campeão mundial de Kickboxing. Em entrevista exclusiva ao Jornal “Vitória”, Zenga falou-nos do título mundial, recordou o primeiro dia de aulas de Kickboxing e elogiou o mestre Alberto Costa. Conheça mais do nosso campeão, que pela terceira vez se sagrou o melhor do mundo. E, com todo o orgulho dizemos: O melhor do mundo é do Vitória.


Sagrou-se campeão mundial no seu país. Vencer em casa tem um sabor diferente?

Sim, sem dúvida. Estava em casa e tinha de mostrar que tinha valor. Nos outros combates estava a representar a Selecção em campeonato da Europa e a emoção foi diferente. Nos Açores, senti muita pressão, foi mais complicado. Não podia entrar muito duro no combate, tive de montar uma estratégia.

Foi um combate mais difícil do que os outros?

Foi difícil no início porque não estava à espera que o meu adversário fosse tão bom no corpo a corpo. Era muito saliente no chão e tinha uma boa presença. À medida que fui aquecendo, o combate tornou-se mais fácil. Eu também sou um bocado calculista. Gosto de entrar no choque e seja o que Deus quiser. E como estava a jogar em casa, tive medo de ficar no chão.

Um campeão mundial ainda tem objectivos?

É complicado definir objectivos porque neste momento encontro-me numa fase agitada. Tenho muitas coisas para fazer. Mas o Campeonato do Mundo de Amadores é o meu próximo objectivo. Neste campeonato participam os campeões profissionais e há sempre atletas com muita qualidade. Já participaram grandes campeões de Classe A e chegaram a este campeonato e não passaram das primeiras eliminatórias. É uma prova muito difícil e muito concorrida. Quero ser campeão do mundo outra vez.

Qual foi o combate mais difícil?

Foi em Portugal. Tinha 17 anos e lutei contra um campeão que ainda hoje é uma referência do Kickboxing português. Eu pesava apenas 56 kg e o meu adversário tinha 63 kg. Ele tinha mais experiência do que eu e foi muito difícil. Mas, ainda assim, aprendi imenso.

Para muitos, lutar kickboxing é apenas uma forma de “andar à luta”. Como é que explica a modalidade?

O Kickboxing tem evoluído muito ao longo dos anos. É uma modalidade que tem muita ciência e anos de investigação. O Kickboxing de hoje é completamente diferente do de há 60 anos. E ao contrário do que possa parecer, não é um desporto muito violento, como aliás se vê pelo número de lesões contraídas pelos atletas da modalidade. No futebol, por exemplo, há muito mais lesões e lesões muito mais graves. Eu já tive algumas pequenas lesões, mas nunca nada de grave.


“O Vitória é a minha estrelinha da sorte”
Começou a vencer títulos quando estava no Vitória. Este Clube trouxe-lhe a sorte que precisava?

O Vitória é a minha estrelinha da sorte. Já tinha ido a alguns campeonatos mas não tinha vencido nenhum. A verdade é que pelo facto de representar o Vitória sou visto de uma maneira diferente. O símbolo tem um certo peso e todas as pessoas nos respeitam porque somos do Vitória.

E como é ser bracarense em Guimarães?

O meu clube é o Vitória. Em Braga, as pessoas sabem que eu sou do Vitória e ninguém diz nada. Já me sinto vitoriano. Eu não gostava de futebol e já começo a torcer por eles. A febre vitoriana já me afectou.

O Kickboxing do Vitória tem capacidade para continuar a crescer?

O Vitória está muito forte no Kickboxing. Temos uma grande equipa e somos um grande grupo com talento. Há atletas que se se dedicassem e treinassem como eu treinei, estariam a dar cartas nos campeonatos da Europa. Vejo miúdos a chegarem aqui e a terem uma técnica muito mais apurado do que a que eu tinha quando entrei para o kickboxing. Mas eu nunca desisti. Sempre que perdia um combate, queria a desforra e acabava por ganhar sempre por K.O. Foi assim que me fui tornando cada vez mais forte.

Na ausência de Alberto Costa é o Zenga quem dá os treinos. É já uma preparação para o seu futuro?

Adorava ser treinador de kickboxing e ter uma escola como o mestre tem, mas sinto que não tenho o carisma que é preciso. Sei que não consigo ser como o mestre Alberto Costa. Ele dava-me aulas quando tinha a minha idade e sempre teve um carisma excepcional, sempre soube dizer as coisas de um modo especial, que nos toca e incentiva.



A ficha

Nome: Fernando Barros Machado
Data de Nascimento: 19/04/83 (26 anos)
Naturalidade: Braga
Altura: 1, 72
Peso: 57


Fora de combate

• Gostava de lutar na Tailândia
• Está a terminar o curso de Administração Pública
• Toca concertina no Rancho Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio
• Nos tempos livres, gosta de estar com os amigos e adora ir à praia
• Considera-se uma pessoa simpática e bem-disposta
• Cuba foi a sua viagem de sonho


Aposta com amigo levou-o ao Kickboxing

Quando era miúdo, Fernando Machado foi apelidado de “Zenga” pelos amigos, uma vez que defendia muito bem, fazendo lembrar o guarda-redes com esse nome. O gosto pelo Kickboxing viria a surgir depois de uma aposta feita com um amigo, que o levou até ao primeiro treino da modalidade. Iniciou o seu percurso num ginásio de Braga, tendo vindo depois para Guimarães onde, já com Alberto Costa como mestre, ingressou no Francisco de Holanda. Seguiu-se o Vitória, onde está já há três anos.






















14.09.2009
texto / imagem
http://vitoriasc.pt

46 - “Zenga” vence título por K.O



Fernando “Zenga” Machado conquistou o cinturão de campeão nacional de Kickboxing K1, na divisão de profissionais. A prova realizou-se em Loures, numa gala que contou com a presença de mais de sete mil espectadores.

O combate entre Zenga e Garcia disputou-se sob uma intensidade fora do comum, com cinco assaltos de três minutos cada. Ambos os atletas se bateram pela conquista do cinturão, trocando golpes de elevada potência, com o atleta vitoriano a dominar o seu adversário em praticamente todos os assaltos.

Depois da contagem por parte do árbitro, “Zenga” aplicou potentes directos e ganchos que levaram Garcia ao tapete, vencendo assim o combate por K.O. O atleta do Vitória voltou a conquistar mais um importante título para o Clube.

No final do combate, o mestre Alberto Costa realçou a conquista de Zenga, agradecendo ao departamento médico do Vitória que “permitiu que o atleta estivesse em boas condições para vencer o título”. “Viemos a Loures com a clara intenção de conquistar este título, o “Zenga” esteve várias semanas a fazer tratamento a uma lesão no peito e teve de controlar o combate à distância para não se ressentir do problema”, comentou.


08.06.2009
texto / imagem
http://vitoriasc.pt

44 - Vitória em dose dupla



Como prova do crescimento do Kickboxing do Vitória, a modalidade vai estar presente, este fim-de-semana, em duas competições em simultâneo. Desta feita, o Vitória vai marcar presença no campeonato nacional, em Lagos, e numa gala internacional a realizar em Paris.

Em Lagos, a equipa vitoriana vai atacar o título nacional com os atletas Daniel Silva, Vitor Moura, Duarte Oliveira, Carlos Mendes, José Leite, Marcos Vieira, Ricardo Rodrigues, Katy Matos, Susana Rosa, Joana Matos, Domingos Cunha, Jorge Pinto e Francisco Oliveira.

Na Gala em Paris, vão competir os atletas Rodrigo Pinheiro, José Martins, Fernando Zenga e António Sousa.

O mestre Alberto Costa realça que “esta jornada dupla demonstra a grandeza do Vitória porque só um Clube como este, com muita orgânica, vontade e um leque de excelentes atletas, consegue estar em duas provas ao mesmo tempo”. Para o treinador vitoriano, os seus atletas vão “competir com toda a força para renovar o título de campeões nacionais e, uma vez mais, levar o emblema do Vitória além fronteiras.


29.05.2009
texto / imagem
http://vitoriasc.pt

45 - Vitória à conquista do mundial



Atletas vitorianos vão disputar o título nos Açores

Fernando “Zenga” vai disputar o título mundial de Kickboxing, este sábado, nos Açores. O atleta vitoriano vai estar em prova contra o italiano Marceddeu Giampietro. O combate vai ser disputado em cinco rounds de três minutos cada. “Zenga” tudo irá fazer para brindar a massa associativa com mais um título mundial. Neste evento, vão competir também os atletas vitorianos António Sousa (Campeão intercontinental) e José Antunes (Campeão nacional).

Para o mestre Alberto Costa, “os atletas estão preparados para mais um teste difícil”. “Os meus atletas estão bem no aspecto físico e mental, por isso, acreditamos que o título mundial vai ser do Vitória”, comentou.


23.07.2009
texto / imagem
http://vitoriasc.pt

47 - “Estou ansioso para mostrar o cinturão aos sócios”



Fernando “Zenga” sagrou-se campeão mundial de Kickboxing, em Ponta Delgada. O atleta vitoriano venceu o combate por K.O técnico, quando conectou uma técnica de joelho no queixo do adversário italiano. “Zenga” volta assim a conquistar mais um título mundial, estando, por isso, de parabéns.

Para além de “Zenga”, mais dois atletas vitorianos competiram nesta gala. António Sousa venceu, também por K.O, um adversário brasileiro logo no primeiro round, assim como José Antunes que também saiu vencedor do combate.

No final do combate, “Zenga” revelou estar “muito feliz”. “Este título mundial tem outro sabor, porque desta vez estou a representar o Vitória. Estou ansioso por mostrar o cinturão aos sócios”, comentou.

Orgulhoso pelo feito do atleta, o mestre Alberto Costa não poupou elogios a Fenando “Zenga”. “Ele é mesmo uma fora de série, merece mais este título por tudo aquilo que tem feito ao longo da sua carreira. Estamos todos de parabéns. Foi bonito ver o público dos Açores a apoiar o Zenga”, atestou.


28.07.2009
texto / imagem
http://vitoriasc.pt

48 - Entre no Chat da Fanzone e converse com o campeão



Não podíamos ter escolhido melhor protagonista para a primeira conversa no Chat da Fanzone. “Zenga”, o campeão mundial de Kickboxing, vai estar à conversa com os sócios do Vitória, esta segunda-feira, entre as 19 e as 20 horas. Por isso, se já está registado na Fanzone, basta aceder ao Chat à hora marcada e aproveitar para dar os parabéns ao nosso campeão mundial.

Se ainda não se registou, visite o sítio do Vitória e entre no espaço exclusivo dos sócios para poder colocar questões ou comentários sobre a mais recente conquista do campeão “Zenga”.

Adira desde já a esta iniciativa porque muitos mais protagonistas se seguirão. Porque o melhor do Vitória são os sócios, queremos conhecer as vossas opiniões e consolidar a relação entre atletas e adeptos.


03.08.2009
texto / imagem
http://vitoriasc.pt

49 - "Zenga" no chat do Vitória



O campeão "Zenga" esteve ontem ao final da tarde á conversa com os sócios do Vitória durante mais de uma hora no Chat do sitio Oficial do Clube.

Para além dos muitos elogios e felicitações endereçados ao Campeão do Mundo, Zenga pôde privar com os adeptos falando um pouco de si e da sensação de envergar os calções e luvas do Clube!

Fernando Zenga ficou encantado com a participação de um grande número de cibernautas durante a hora em que esteve no chat, provando que o Vitória é cada vez mais um clube eclético, que dá valor e espaço a outras modalidades que fazem deste clube um símbolo Nacional e Internacional

No final, Zenga despediu-se de todos, prometendo continuar a trabalhar para defender as cores do Clube e estar preparado para assumir a responsabilidade de ser UM CAMPEÃO DO MUNDO...


03.08.2009
texto / imagem
http://vitoriasc.pt

43 -

42 -

41 -

40 -

39 -

38 -

37 -

36 -

35 -

34 -

33 -

32 -

31 -

30 -

29 -

28 -

27 -

26 -

25 -

24 -

23 -

22 -

21 -

20 -

19 -

18 -

17 -

16 -

15 -

6 -

14 -

13 -

12 -

11 -

10 -

9 -

8 -

7 -

2 -

5 - Arquivo histórico parlamentar - "congratulação pelo título mundial"





















Se não conseguir visualizar correctamente o vídeo clique no link abaixo:
http://av.parlamento.pt


SESSÃO
Data sessão: 04-10-2007

INTERVENÇÃO
Assunto Leitura e votação do voto n.º 110/X — De congratulação pelo título mundial do atleta Fernando Zenga Machado, em Kickboxing.


04.10.2007
texto / vídeo
http://av.parlamento.pt

4 -

3 -

1 -