"Eu sou o campeão do mundo"António Sousa é hoje um homem feliz. O mais recente campeão do mundo de kickboxing não consegue esconder o orgulho pela conquista deste título. “A palavra diz tudo, é o título do mundo. Eu sou o campeão do mundo”.
E quando isso acontece numa modalidade de que tanto gosta e que faz parte da sua vida “é ouro sobre azul”, refere. O título dedica-o, sem hesitar, ao mestre: “Dedico este título a Alberto Costa. Tudo o que sei e o que fiz até agora foi graças a ele. Também dedico ao Vitória, mas primeiro ao mestre, porque foi ele que me trouxe para este clube”.
Em Milão, António Sousa, defrontou Magid Kazam num combate que “não foi fácil”. Na opinião do atleta do Vitória, o francês cometeu um erro fulcral: subestimou o adversário. Sousa afirma mesmo que “se calhar pensaram em chamar um português para dar o título ao francês, mas correu-lhes mal. O Magid Kazam tem currículo, está bem classificado no ranking. Aliás, a escola francesa é das melhores do kickboxing, os franceses são muito bons. E Magid Kazam é muito bom, só que subestimou em demasia o adversário. Ainda bem para nós”.
António Sousa sente-se muito bem a representar o Vitória ao mais alto nível, pois “é uma alegria chegar lá fora e dizer que sou do Vitória, muita gente conhece Guimarães. E quando mostro o emblema do clube, toda a gente o reconhece e isso é muito bom”, contou orgulhoso.
Depois de ter conquistado o título intercontinental em 2008, na Bósnia, e de agora se ter sagrado campeão do mundo, a pergunta impõem-se: quais são os próximos objectivos do campeão vitoriano? Sousa responde com serenidade:
“O meu grande objectivo era poder dizer um dia “eu sou campeão do mundo”. E esse está concretizado. Agora que seja o que Deus quiser. Se vou conquistar mais um ou mais dois títulos, se não vou conquistar mais nenhum, já é relativo.
•
Comida: "Não sou nada esquisito em relação à comida. Gosto de tudo, mas prefiro carne".
•
Desporto: Kickboxing e Musculação. "Não pratico nem vejo outros desportos. Gosto de futebol, mas não dedico tempo a isso. Como é natural, Kickboxing é o meu desporto preferido".
•
Viajem de sonho: Tailândia. "Gostaria de ir à Tailândia, porque é lá que se pratica o Kickboxing ao mais alto nível".
•
Viajem preferida: Milão. "A minha viagem a Milão vai ficar marcada para sempre. Foi lá que ganhei o cinturão e foi lá que fui muito feliz".
•
Televisão: Canal Eurosport. "Gosto de ver tudo que seja relacionado com o Kickboxing. Passo muito tempo a ver combates de K1".
•
Tempos livres: "Não tenho muito tempo livre. Quando tenho tempo, aproveito para treinar para poder evoluir e crescer como atleta".
•
Profissão: Chefe de Segurança.
•
Filhos: Dois. "Tenho uma filha de quatro anos e um filho de três meses. São a minha vida e a minha força". Define-se como... "humilde e trabalhador".
05.12.2009texto / imagemhttp://vitoriasc.pt